AGÊNCIA ALVO

Blog

YouTube está desenvolvendo ferramenta parecida com o formato do TikTok

Chamada Shorts, apresentará um feed de vídeos curtos postados pelos usuários. Os criadores poderão tirar proveito das músicas licenciadas do YouTube, que estarão disponíveis para uso como trilhas sonoras dos vídeos criados pelos usuários, e gravar clipes de sincronização labial.

Em dois anos, o TikTok tem mais de um bilhão de downloads e quase 500 milhões de usuários ativos – e chama a atenção de vários gigantes da tecnologia ocidentais. Agora, o YouTube está trabalhando para se adaptar à crescente popularidade de vídeos em formato curto.

Uma versão do TikTok operada pelo YouTube teria várias vantagens, já que a gigante já possui extensos acordos de licenciamento de músicas e uma enorme base de usuários, com mais de 2 bilhões de pessoas usando o aplicativo todos os meses. Isso é significativamente mais do que o TikTok, que atualmente possui cerca de 300 milhões fora da China (onde o YouTube é bloqueado).

Como colocado pelo Social Media Today“essa base de usuários também significaria que os influenciadores populares do YouTube que desejam tirar proveito de um feed semelhante ao TikTok poderiam fazê-lo sem direcionar seus usuários para outro aplicativo e enviar suas massas de seguidores para outra plataforma. Além disso, o YouTube também possui sistemas de monetização significativamente mais avançados para esses influenciadores – e, como tal, provavelmente seria de seu benefício aumentar ainda mais o público e a presença do YouTube, em vez de começar de novo em outra ferramenta.”

Não está claro no momento se o YouTube oferecerá recursos de edição ‘peculiares’, que são uma parte imperativa do apelo do TikTok, mas a plataforma de vídeo de propriedade do Google já vem equipada com uma quantidade considerável de recursos padrão de cortes e anotações. Também não sabemos se o Google adotará as mesmas restrições de duração de vídeo que o limite de 15 a 60 segundos do TikTok.

Fontes: Digital Trends e Social Media Today

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp